Dieta Low Carb - O que você precisa saber para iniciar



Conforme prometido, hoje tem post sobre alimentação.
Mas afinal, o que é a dieta low carb/paleolítica/LCHF??

Todas ela tem em comum a maneira de comer, que é simples, natural ou seja comida de verdade, o mais próximo possível de como nossos ancestrais se alimentavam.

 Low Carb: é uma dieta de baixo consumo de carboidratos, ou seja os alimentos a serem consumidos tem que ter baixa quantidade de  carbos na sua composição. Esses alimentos podem ser industrializados ou não.

Paleolítica: as pessoas que praticam esse tipo dieta, praticam um tipo de alimentação mais ancestral, ou seja, alimentos que eram conseguidos mais facilmente na natureza e de caça. Não existia nessa época a agricultura. Logo nessa alimentação não entra os laticínios e nem industrializados.

LCHF: Que significa Baixo Carboidratos e Alta gordura, ou seja uma dieta rica em gordura boas e pouco carboidratos

Quando se fala dessas dietas, logo vem na cabeça das pessoas uma prato de cheio de carnes oleosas e quase nada de saladas ou legumes.
A realidade não é essa, na verdade a realidade não é pra ser essa.
Se pensarmos lá trás nos nossos ancestrais que caçavam, eles passavam dias sem se alimentar, eles viviam da caça e nem sempre era fácil conseguir uma boa caça.
Estudos mostram que eles não comiam as carnes "nobres" eles comiam as partes mais gordurosas, eles não sabiam quando iriam comer novamente então eles comiam as partes mais gordurosas para dar saciedade.
Grãos naquela época não existiam, pois a agricultura só aparaceu depois, assim como os animais domesticados que "serviam" leite.
Logo nenhuma dessas maneira de comer é "dieta da moda", como se ouve por ai. Se você parar para pensar, não precisa ir muito longe, sua bisavó, sua avó cozinhavam basicamente assim.
Elas usavam banha do porco, manteiga e não existia óleo de canola, nem biscoitinho integral e nem essa de comer de 3  em 3 horas. E as pessoas, normalmente não eram gordas.
As refeições era normalmente café da manhã, almoço e janta, e eles comiam até ter saciedade.

Eu fiz um post aqui, dizendo o porque escolhi a alimentação LCHF.

Mas na verdade eu acabo misturando um pouco de todas, aqui em casa estamos tentando comer o mais natural possível.
A base das três são muito parecidas então até chega a confundir, por isso acredito que uma mistura das três, de forma consciente seja a melhor forma de se alimentar.

Mas afinal, depois de toda essa conversa, que pode ser um pouco confusa no começo, o que podemos consumir na dieta Low Carb?

O que podemos comer a vontade

 Carnes: Qualquer tipo de carne pode ser consumida, preferencialmente as mais gordas, para dar mais saciedade. Mas pode ser carne magra se você assim preferir. Pode ser carne de boi, de javali, de porco, a carne que você quiser.

Ovos: Todos os tipos são permitidos e não tem limite de quantidade

Gorduras naturais: azeite de oliva extra virgem, banha de porco (eu gosto muito de usar, mas marido não come, então quase não uso), óleo de coco, manteiga. Margarina não pode e nem óleos vegetais. 
Nesse parte, muitas pessoas tem dúvidas e sai colocando gordura em tudo.
Gente, não é assim, aproveite a gordura natural dos alimentos e não precisa colocar mais se já tiver.
Você não precisa, por exemplo, colocar mais azeite pra fritar um bacon. Simples assim rsss

Vegetais: todas as folhas e vegetais sem exceção.

O que podemos comer com moderação


Frutas: comer com parcimônia, com certeza nossos ancestrais não tinha frutas a vontade para comer. E comer preferencialmente as frutas como menos açúcar, como as frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, mirtilos, amoras etc), kiwi, coco, abacate e maracujá.
Se você precisa perder bastante peso, tomar cuidado com o consumo, eu costumo pensar na fruta como uma sobremesa que não se come todos os dias. Se seu foco é só em uma alimentação mais saudável, pode consumir um pouco mais.
Para não exagerar, pode-se usar frutas na salada.

Oleaginosas: que são as amêndoas, nozes, as  castanhas como a do pará, de caju, piastaches etc. As oleaginosas tem uma quantidade razoável de carbos, por isso bom não comer em demasia.

Laticínios: o leite é um laticínio simples, que contem lactose que ativa a insulina e que no caso da lowcarb, prejudica no emagrecimento, além de que muitas pessoas tem intolerância a lactose. Pra quem não é intolerante, pode fazer uso dos iogurtes mais gordos ou seja os integrais e preferencialmente feitos em casa, a manteiga, e os queijos mais amarelos, também podem ser consumidos.
Eu não tenho problema em emagrecer mesmo comendo queijos, mas tem pessoas que o peso dá uma estagnada. Só observando para saber.

Tubérculos: são os vegetais que crescem embaixo da terra, como as cenouras, mandiocas, beterrabas, batata doce. 
Alguns profissionais orientam comer em poucas quantidades esses alimentos e outros orientam comer em pouca quantidade apenas a batata doce e a mandioca.

Eu, particularmente, como em pequenas quantidades e de vez enquanto a batata doce e a mandioca, a cenoura e beterraba como normalmente e quase todos os dias e não impacta no meu emagrecimento.

O que não devemos comer


Açúcares: Todos os açúcares são proibidos...TODOS. Não pode fit, de coco, demerara, mascavo...enfim, nenhum.

Grãos: os grãos tem uma grande quantidade de carbos e uma pequena concentração de nutrientes, assim não vale a pena o consumo de grão na dieta lowcarb. 

Óleos vegetais: Os óleos vegetais, seja ele de semente de girassol, o de soja, o de canola, não devem ser consumidos. O processo que eles passam para "virar" óleo é totalmente industrializado, por esse motivo não deve ser consumido.

Outros
 
Bebidas: Água, chás naturais, qualquer sabor (não pode ser os de pozinhos, nem os de latinhas etc)
Leite de coco feito da própria fruta, tem algumas marcas de leite de coco industrializados que podem ser consumidos. Sucos natural da fruta tem uma grande concentração de açúcares e não devem ser consumidos.
Bebidas alcoólicas sem açúcar e com moderação, como vinho e espumante seco por exemplo, vodka.

Farinhas: As farinhas que podem ser consumidas são as de oleaginosas e outras feitas mais naturalmente possível e que esteja na lista de alimentos permitidos na low carb, Como por exemplo, farinha de maracujá, berinjela entre outras.

Adoçantes: Preferencialmente consumir tudo sem adoçante, mas não é fácil, sendo assim, use os adoçantes mais naturais como eritritol, xilitol, stévia etc.

Temperos: todos os temperos naturais são permitidos, salsinha, cebolinha, oréganos, temos uma infinidade que podem ser usados, azeite, limão e vinagre também entram na lista.

Se for resumir tudo isso, a alimentação deve ser a mais natural possível, essa alimentação é conhecida como "bicho e planta". Se tiver dúvida sobre algum alimento, pense da seguinte forma. É bicho e planta pode, não é bicho nem planta, mas consigo fazer em casa. provavelmente  poderá ser consumido.

Por exemplo, você não com certeza não consegue pegar a soja e fazer um óleo em casa, mas se você pegar uma azeitona e fizer um processo natural, trabalhoso, mas natural, você consegue fazer azeite.
Essa é a linha de pensamento que você precisa ter.

Por hoje é isso pessoal.
Beijins



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1 comentários

  1. Oi Cilene
    Muito bom seu post!
    Estou apaixonada por esta dieta, ou melhor, por este estilo de vidfa.
    Antes beliscava o dia todo e hoje nao! Além de tudo, tenho mais pique e disposição
    Vamos que vamos!!
    Bjks mil

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